nossa proposta

A Consultoria Bertha apoia a qualificação de produções independentes de conteúdo educacional, incentivando a gestão pelo próprio profissional e a inovação em produtos educacionais para além de modelos pré-formatados.

Em uma migração que possibilita um reposicionamento: saindo do desnorteamento na situação atual do mercado para a orientação em uma produção de conteúdo profissional ancorada nas próprias vontades e potências e balizada pelos próprios critérios de exposição midiática.

Também buscamos colaborar com a recuperação da confiança dos profissionais educadores através da criação de espaços seguros, ou menos incertos, no universo digital.

Possibilitando assim a divulgação e o favorecimento do conteúdo educacional crítico e qualificado nessa atual conjuntura de ampla desinformação.

valores

Nós construimos nossa amizade debatendo sobre responsabilidade social, educação e tecnologia. Agora: queremos ensinar, aprendendo, como criar posicionamentos públicos na internet e na mídia em geral. Sempre de maneira crítica e autêntica.

Os valores da Consultoria Bertha são: Conhecimento inclusivo e antidiscriminatório, Cidadania, Democracia, Parceria, Autenticidade e Inovação Crítica.

visão

Comunidade. Nossa visão de futuro começa e termina em Comunidade.

Queremos participar, inclusive co-criando, de comunidades científicas, acadêmicas, políticas e culturais. Almejamos criar experiências seguras de compartilhamento de informações e de mobilização do conhecimento humano. Nos locomovemos acompanhados pela crítica e pela autocrítica. Gostamos de colocar em crise conceitos e paradigmas.

Nos movemos com escuta atenta e leitura ativa. Assim, pretendemos erguer uma empresa forte, ainda que administrativamente pequena. Nosso crescimento esperado prevê posicionamentos públicos potentes e maior alcance de produções relevantes, assinados tanto por nós, quanto por nossos interlocutores.

Com tal objetivo, ofereceremos serviços para indivíduos e para pequenos grupos. Atendimentos, treinamentos, aulas, palestras e rodas de conversa serão feitos para construir um lugar de encontros intelectuais e um ponto de partida para inserções coerentes na opinião pública.

Acreditamos que realizações de alta qualidade são construídas com dedicação, no ritmo viável da produtividade. Por isso, apostamos na valorização da saúde mental, no aspecto singular e no aspecto coletivo. Essa é nossa percepção de sucesso profissional: possível e saudável. Nosso futuro exige cuidado mútuo, ética e responsabilidade.

Desejamos evoluir com sustentabilidade social em mente e na prática. Aspiramos a renovação dos modos de divulgação de produções autorais, em sintonia com movimentos progressistas. É esse o nosso norte: colaborar com redes de pessoas educadoras e pesquisadoras. Redes com conexões fortes, trocas humanas significativas e tentativas críticas de inovação. De maneira sustentável, sempre valorizando vivências pessoais e bagagens culturais.

MANIFESTO

Aprendizado. A gente se reuniu em torno da vontade de aprender e do amor à sabedoria. O processo de ensino-aprendizado é a nossa locomotiva diária rumo à educação transformadora.


Acreditamos que transformar é possível quando a jornada é coletiva. Acreditamos na potência de pessoas caminhando em comunidades costuradas pela confiança em si e entre si. Percebemos que trocas autênticas geram conexões potentes.

Sabemos que cada pessoa parte de um ponto diferente. Reconhecemos as diferenças: valorizamos a pluralidade, sempre defendendo a inclusão e a expansão democrática.

Adotamos a experimentação como método, sempre acompanhada pelo acolhimento do erro enquanto parte fundamental do processo.

Queremos remixar referências e repensar modos de comunicar produções educacionais e culturais. Gostamos de laboratórios; de experimentos; do começo desprovido de uma resposta final. Desafiamos, quando possível, os pontos finais

Experimentamos sempre com empenho, dedicação, seriedade e compromisso ético. Informação deve ser checada, desinformação deve ser combatida. Ciência? A gente desenvolve e expande. Assim, continuamos o curso do desenvolvimento singular e do desenvolvimento coletivo.

Lutamos pela descentralização do conhecimento, pelo deslocamento constante das pautas sociais antidiscriminatórias e pelo amplo acesso à informação de qualidade.


Reverenciamos as pessoas fundamentais que pavimentaram a trilha até o nosso presente. E assim: somos a Vivy, somos o Victor e construímos a Bertha.